Como internet via satélite funciona.

Como internet via satélite funciona.

O serviço de internet satélite começou a ser bem popular. O domínio era somente exclusivo para companhias de exploração e cobertura jornalistica de guerra, hoje em dia milhares de pessoas possuem em suas próprias casas ou empresas um equipamento de transmissão de internet via satélite. O motivo é que as tecnologias de de banda larga vêm aumentado e diminuindo o custo.

Hoje temos vários satélite geoestacionários, ou seja, o satélite permanece sempre na mesma posição na órbita da Terra. Apenas posicionamos a antena uma vez e o satélite continua sempre em comunicação com o terminal.

O mais novo modo de comunicação com o satélite para serviço de internet é chamado de Banda Ka. A frequencia da Banda Ka esta entre 18.3 GHz e 31 GHz. Mais especificamente, o link de subida (uplink) esta no range de 27.5 GHz e 31 GHz. O link de descida (downlink) esta no range de 18.3 Ghz e 20.2 Ghz.

Mas a final, o que é GHz ?

Usamos Giga para representar 1.000.000, e Hertz é um ciclo por segundo. Imagine uma onda no oceano. Quando a onda sai do mar e chega até a areia, ela completa um ciclo, agora, imagine que dentro de um segundo estivesse 1 milhão de ondas chegando até a praia, isso é o que acontece na transmissão, um milhão de ondas dentro de 1 segundo. Isso é um GHz.

sine_wavesreal_wave

 

 

 

 

 

 

Mas por que precisamos saber disso ?

Bem, estes númeos são relacionados ao poder de transmissão, que é a capacidade que o sinal pode carregar de informações. As baixas frequências podem transmitir dados para longas distâncias com menor potência, mas não são capazes de carregar muitas informações. Por este motivo que telefones antigos com transmissão de 900MHz não possuíam uma qualidade na voz.

Mas, utilizando alta frequência, é possível transmitir maiores quantidades de dados, por exemplo para fornecer um serviço de internet; fornecendo altas velocidades, até mesmo nos lugares mais remotos.

Algo mais que devemos saber sobre banda Ka é que os satélites utilizam spot beams. Um spot beam cobre uma área específica que não é muito grande. Cada spot beam pode suportar muitos usuários, mas não pode atender fora de sua limitação.

Aqui vemos como um Spot Beam funciona. É possível ver que o sinal não está disponível em todos os lugares.

how satellite internet works

 

O que é latência?

Os gamers chamam isso de Lag, é o tempo em que a informação demora para sair de seu computador e chegar no satélite. Tipicamente, esta entre os 600ms, o que não é muito tempo considerando que o sinal tem que chegar cerca de 72.000 Km. Mas quando falamos de VoIP e games online, isso pode ser muito ruim para a comunicação do serviço.

Outra desvantagem é o chamado FAP em inglês (Fair Access Policy) e em português Política de Acesso Justo, que significa que o serviço de internet irá colocar alguns limites; quanto de download que cada terminal irá utilizar durante um período, normalmente um período mensal. Caso esse consumo de download exceda, irá reduzir drasticamente a velocidade do terminal.

Este é um esquema de como funciona a comunicação.

Como internet via satélite funciona

 

Conheça nosso planos de Banda Ka e Banda Ku.

Deixe uma resposta